Inicio / NOTICIAS / Internacional / Lá vem caçamba

Lá vem caçamba

Autotal / Luiz Fernando Lovik – Auto Press

A francesa Renault aproveitou o Salão de Paris para confirmar que voltou a trabalhar em um projeto de uma pick-up compacta, especialmente feita para o cenário brasileiro, baseada no Logan. A Dacia, marca romena controlada pela Renault que criou o Logan, já possui uma versão pick-up do modelo. O objetivo da marca com a nova pick-up  é aumentar o volume e a participação de vendas no Brasil. O anúncio partiu do presidente da Renault do Brasil, Jean-Michel Jalinier, que ainda falou sobre a vinda do Fluence, que aposenta o Mégane em toda a América Latina, para o primeiro semestre de 2011.

Outro modelo confirmado para 2011, segundo o executivo, é o SUV compacto Duster, programado para desembarcar por aqui apenas no segundo semestre.

Novo front

Duas aventureiras no segmento de scooters elétricas mostram seus protótipos no Salão de Paris. A inglesa Mini e a alemã Smart exibem conceitos duas rodas chamados Scooter E Concept e Scooter EV Concept, respectivamente. O primeiro modelo é inspirado nas clássicas Lambrettas e nos próprios veículos da marca inglesa. Com visual retrô, a scooter tem motor acoplado à roda traseira e freios regenerativos. O destaque vai para as funções do painel, que são feitas através de um smart phone.

Com o mesmo foco na agilidade e tecnologia, a Smart propõe a Scooter EV Concept. Com uma potência de 4 kW, a scooter pode atingir uma velocidade máxima de 45 km/h. A autonomia anunciada é de 100 km e a recarga pode ser feita em qualquer tomada doméstica, levando de três a cinco horas até a recarga total.

Esquisitão

Um estranho futurista promete dar as caras no estande da Ford no Salão de São Paulo, que começa no dia 27 de outubro. Trata-se do Explorer America, um conceito baseado no utilitário esportivo médio-grande da marca norte-americana. O protótipo abusa das linhas ousadas e parece um caixotinho com elementos arredondados. O capô elevado traz na ponta uma grade em duas seções que invade o para-choque.

Os faróis estão dispostos em filetes de leds nas extremidades como se fossem colchetes achatados. A linha de cintura é elevada, o teto é todo de vidro, porta lateral corrediça e a traseira bojuda traz lanternas trapezoidais também em filetes. No interior, assentos deslizantes e rebatíveis, mesa de trabalho, bússola tridimensional e sistema de navegação no painel. O motor é um Ecoboost 3.5 V6 com injeção direta e 344 cv de potência que trabalha com uma transmissão automática de seis velocidades. Segundo a Ford, esse conjunto garante 30% a mais na economia de combustível.

Transmissão de poder

O Audi TT RS ganhou nova transmissão na Europa. O esportivo chega equipado com o câmbio S-Tronic, de sete marchas e dupla embreagem. O novo conjunto está disponível para as variantes cupê e conversível da versão topo do modelo alemão. O motor continua a ser o mesmo cinco cilindros 2.5 FSI com 344 cv e impressionantes 45,0 kgfm de torque entre os 1.600 e 5.300 rpm. Outra novidade para o TT RS é um controle de largada, que permite o carro atingir os 100 km/h em 4,3 segundos ao configurar aceleração e embreagens para uma perfeita arrancada. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente nos 250 km/h.

Os ganhos com a chegada da nova transmissão, de acordo com a Audi, são a redução do consumo de combustível e da emissão de gases poluentes. A caixa de velocidades ainda suporta trocas manuais comandadas por borboletas no volante ou automáticas. A fabricante fala em um consumo de 12 km/l. O preço sugerido na Europa para o novo modelo é de 53.800 euros, ou R$ 134.900.

Ambição sueca

A Volvo ficou satisfeita com os bons resultados obtidos no ano passado, quando cresceu 96% no mercado brasileiro. E, motivada com a chegada de novos produtos – como o S60, o V60 e a linha R-Design dos modelos C30 e XC60 –, a fabricante sueca começa um plano de expansão de concessionárias para dobrar as vendas em 2011, atingindo a marca de 5 mil unidades vendidas. O Brasil ficou na primeira colocação do ranking dos mercados em que a marca apresentou maior evolução, seguido pela China, com 77,3%, Taiwan, com 23%, e Polônia, com 16,7%.

O principal responsável pelo sucesso por aqui é o crossover XC60, com 1.498 unidades vendidas, correpondendo a cerca de 80% do volume total da marca. A partir de outubro deste ano, o XC60 chega ao Brasil com um novo motor de 304 cv. Além disso, o SUV passará a vir em 2011 na versão esportiva R-Design, assim como o hatchback C30. Outra aposta da sueca é o novo S60, que chega equipado com o mesmo motor T6 3.0 turbo de 304 cv do XC60. Ambos contam com um dispositivo de segurança inédito chamado “Pedestrian Detection”, que identifica, por meio de radar, a presença de pessoas no raio de ação do veículo e emite alerta sonoro e visual. Caso não haja reação do motorista, o freio é automaticamente acionado para evitar ou atenuar consideravelmente o impacto e, assim, proteger a vida dos pedestres.

Trânsito fatal

O Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária – lançou uma pesquisa de levantamento e análise da mortalidade decorrente de acidentes de trânsito no Brasil. Os números revelam que o maior pico de mortalidade foi em 2007, com a marca de 37.407 vítimas fatais. No período, houve um aumento de 66% no índice de mortes no trânsito do Brasil de pessoas da faixa etária de 40 a 59 anos. Com a vigência da Lei Seca em 2008, alguns estados apresentaram uma redução de até 30% no número de mortes, como foi o caso do Rio de Janeiro. As informações sobre mortalidade por Estados foram apuradas no período de 1996 até 2008, em conjunto com números oficiais divulgados sobre frota de veículos e população.

Com a pesquisa, o Cesvi pretende apresentar um quadro da mortalidade por acidente de trânsito no Brasil em um formato que facilite a consulta, a utilização e a análise dos dados por profissionais, pesquisadores, imprensa e sociedade em geral.

Enxugando modelos

A crise mundial do fim de 2008 continua gerando consequências negativas para a indústria automotiva. A Ford, por exemplo, mesmo sendo uma das marcas americanas menos afetadas pelo turbilhão financeiro, teve de se desfazer de diversas divisões de luxo, como Jaguar, Land Rover, Aston Martin e Volvo. O número de modelos vendidos pela montadora caiu de 61 para 36. E o plano para o futuro da marca é uma diminuição ainda maior neste parâmetro.

Em palestra na conferência anual da indústria britânica, o presidente da Ford, Alan Mullaly, admitiu que o principal objetivo da marca é chegar a algo entre 20 e 25 modelos feitos sobre plataformas globais, sendo que alguns serão híbridos. Animada com os resultados de vendas do Fiesta nos Estados Unidos, a Ford também deve dar preferência a carros compactos no país.

Ao Sul do Mercosul

 A Fiat anunciou um investimento de 800 milhões de pesos, equivalente a R$ 340 milhões, na fábrica de Córdoba, na Argentina. O principal objetivo é a produção de um veículo mundial compacto, previsto para ser lançado em 2011, mas que terá grande parte da produção exportada.

 A nova linha de montagem vai gerar 750 empregos diretos e mais de 3 mil indiretos. Especula-se que o modelo fabricado em Córdoba deverá ser o novo Palio, que também deve ser produzido e vendido no Brasil em 2011. A produção em na cidade argentina será de cerca de 900 unidades diárias, primariamente, e deverá abastecer o mercado local e dar suporte ao mercado brasileiro.

AUTOmotriz.net

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *